Músicas para Missa

Todas as artes, mas, especialmente a música, tem especial força de atingir os corações, descortinando mundos e revelando verdades que seriam inacessíveis por outras formas de linguagem. Portanto, a música pode levar uma pessoa a mudar de atitudes e retomar o caminho. Quando a melodia está unida às verdades divinas, o homem, em contato com essa música, tem a possibilidade de beber da fonte que é Deus, tem a possibilidade de converter mente e coração.” Palavras de um padre e assessor da CNBB

Repertório Geral para Missas de Formatura, Cultos Ecumênicos e afins!

Aqui você encontrará várias opções de músicas para missas e cultos ecumênicos. Esta primeira playlist tem o repertório geral em ordem alfabética, logo abaixo temos as mesmas músicas porém separadas por momentos. Todos os áudios foram gravados pelo próprio Grupo Bel Canto. A voz é da soprano Suelly Louzada.

Repertório por partes da missa

ENTRADA

ATO PENITENCIAL

GLÓRIA

SALMO

ACLAMAÇÃO

OFERTÓRIO

SANTO (SANCTUS)

PAI NOSSO

CORDEIRO DE DEUS

COMUNHÃO

AÇÃO DE GRAÇAS

SAÍDA

Curiosidades

MÚSICA CLÁSSICA/SACRA

A música clássica/sacra, é a música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã. 

 

A expressão foi cunhada pela primeira vez durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para a música das missas e a música do culto, e tem em sua forma mais antiga o canto gregoriano. A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco (Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod, César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira).

Algumas formas que se enquadram dentro da música sacra são os motetes, que são peças baseadas em textos religiosos - quase sempre em latim, os salmos, que são uma forma particular de motetes baseadas no Livro dos Salmos, a missa, oriunda da liturgia católica e geralmente dividida em seis partes básicas (Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei) e o réquiem, ou missa dos mortos, que inclui as partes básicas da missa e mais outras (Dies Irae, Confutatis, Lacrimosa, etc.).

 

MÚSICA LITÚRGICA/RELIGIOSA

“(...) A música litúrgica tem características próprias. Ela está ligada a um rito, nasce a partir de um rito que tem conteúdo e gestos próprios". 

 

O canto litúrgico “precisa estar intimamente vinculado ao rito, ou seja, ao momento celebrativo e ao tempo litúrgico”. Por isso antes de escolher um canto litúrgico é preciso aprofundar o sentido dos textos bíblicos, do tempo litúrgico, da festa celebrada e do momento ritual. Palavras de Carlos Eduardo

 

“(...) A canção religiosa situa-se no campo do anúncio e da evangelização. É impossível imaginar alguém cantando uma canção religiosa por qualquer outra razão que não seja o anúncio do Evangelho e o serviço aos irmãos. (...). Só se pode falar em canção religiosa quando ela celebra o cotidiano das pessoas, a vida de todos e coloca num contexto de anúncio, se preciso de denúncia, mas certamente de serviço à causa do Evangelho. Não tem que ser sacra, não tem que ser litúrgica, não tem que ser de mensagem; pode ser todos os três ao mesmo tempo, e pode ser apenas de mensagem, apenas sacra, apenas litúrgica. Desde que ajude alguém a refletir sobre a fé ou a anunciar a fé, ela se torna uma canção religiosa.” Palavras de Padre Zezinho

© 2018 por GRUPO BEL CANTO - PRODUÇÃO ARTÍSTICA "A melhor música de Belo Horizonte!"

55 (31) 3222-2218/98878-2218/99377-2626 (whatsApp)

Todos os direitos reservados ao Grupo Bel Canto Ltda - CNPJ: 12.654.537/0001-54

BEL CANTO: Locução italiana que significa "belo canto", é uma expressão usada para se referir ao elegante estilo vocal italiano dos séculos XVII a XIX (idade de ouro da música), caracterizado pela beleza e leveza do som, do timbre, flexibilidade do fraseado, emissão floreada e técnica fácil e fluente. (Fonte: Dicionário Grove de Música).

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter

Siga-nos